Cirurgia plástica

  • Abdominoplastia

    • Qual o objetivo da cirurgia? Em qual momento da vida é melhor realizar este procedimento?

      A abdominoplastia é uma cirurgia indicada para pacientes que apresentam excesso de pele e gordura associados a flacidez na porção inferior do abdome, como as que são causadas por gravidez, aumento e perda de peso, etc. Portanto, a melhor época da vida para realização deste procedimento é após as gestações.

      Quais as cuidados antes da cirurgia?

      Realizar devidamente os exames solicitados, estar sem fumar por, no mínimo 15 dias e realizar 8 horas de jejum absoluto antes do procedimento. Além disso a paciente deve comparecer ao hospital com 1 hora de antecedência, com acompanhante maior de 18 anos e trazendo o modelador (cinta) recomendada pelo cirurgião.

      Como é o pós operatório? Quantos dias de recuperação?

      Em geral 15 dias é o período de recuperação. Durante este tempo os esforços serão gradualmente aumentados e a paciente usará uma cinta (malha) no abdome, que permanecerá por 30 dias. No início é comum aparecerem equimoses (roxos) em algumas áreas, que vão desaparecendo normalmente.

      Onde se localiza a cicatriz? Como é o seu aspecto?

      A cicatriz de uma abdominoplastia fica localizada na porção inferior do abdome, geralmente posicionada na linha dos trajes de banho (maiô, biquini). O comprimento vai depender de quanto necessita ser retirado de tecido na cirurgia. O aspecto da cicatriz depende de uma série de fatores, mas principalmente da qualidade de cicatrizaçõa de cada indivíduo.

      Meu umbigo vai ser refeito?

      Na realidade o umbigo é reposicionado, ou seja, o umbigo da paciente será mantido o mesmo, mas reposicionado, já que parte da pele do abdome será retirada.

  • Blefaroplastia

    • Qual o objetivo deste procedimento?

      Melhorar o aspecto da região ao redor dos olhos, buscando um resultado belo e harmonioso para o paciente. O tratamento visa retirar os tecidos em excesso, tanto pele como bolsas de gordura, que se acentuam com o envelhecimento.

      Como é a anestesia na cirurgia de pálpebra?

      Na blefaroplastia a anestesia é local associada a sedação,ou seja, a paciente fica dormindo o tempo inteiro e sem sentir dor.

      Como é o pós operatório?

      A paciente sai do hospital no mesmo dia da cirurgia, com um pequeno micropore sob a pálpebra. Nos primeiros dias podem ocorrer equimoses (roxos) ao redor dos olhos e as pálpebras estarão inchadas. Estes sinais vão diminuir gradativamente. Os pontos são retirados em 5 dias.

      Posso associar esta cirurgia com outra?

      Sim. A cirurgia de pálpebra é muito associada a cirurgia de rejuvenescimento facial, tratando a face como um todo.

  • Braquioplastia

    • Qual o objetivo da cirurgia?

      Melhor o aspecto do braços, principalmente o excesso de gordura e a flacidez.

      Como pode ser alcançado um resultado adequado?

      O excesso de tecido pode ser tratado, em alguns casos, apenas com lipoaspiração da gordura em excesso. Em pacientes com flacidez a opção mais adequada é a braquioplastia, cirurgia que visa retirada dos tecidos em excesso, deixando uma cicatriz na região interna do braço.

      Quais os cuidados no pós operatório?

      A paciente deve utilizar um modelador orientado pela equipe por 30 dias. As atividades diárias são retomadas gradativamente evitando esforços importantes com membros superiores por 30 dias.

  • Cruroplastia

    • Descrição
  • Ginecomastia

    • O que é a ginecomastia e quando ela geralmente ocorre?

      A ginecomastia é o aumento da glândula mamária masculina, que pode ser devido ao aumento do conteúdo de gordura ou glândula. A ginecomastia ocorre geralmente durante a adolescência, sendo na maioria das vezes transitória. No caso em que este aumento não desaparece podemos pensar na realização de um procedimento cirúrgico. É importante que sejam descartadas doenças hormonais como causa do problema.

      Como é a cirurgia ?

      O tratamento cirúrgico da ginecomastia visa retirar o tecido em excesso, seja ele glandular ou gorduroso. O seu cirurgião irá avaliar que tipo de tecido está causando o problema. No caso de ser apenas tecido gorduroso e não ocorrer pele em excesso, pode-se optar por uma lipoaspiraçào da região. Já em casos em que há excesso de tecido mamário ou pele em excesso, devemos pensar na ressecção cirúrgica, onde uma pequena incisão é realizada ao redor da aréola e o tecido abundante é retirado.

      Qual o tipo de anestesia?

      Realizamos este procedimento através de anestesia peridural ou local com sedação.

      Quais os cuidados pós operatórios?

      O paciente tem alta do hospital no mesmo dia, devendo ter o cuidado de manter repouso e utiliar um modlador corporal indicado pelo seu cirurgião por 15 dias. Drenos geralmente não são necessários.

  • Lipoaspiração

    • O que é lipoaspiração ? Qual a diferença entre lipoaspiração convencional, smart lipo ou lipo light?

      Lipoaspiração é um procedimento indicado para o tratamento de gordura localizada em excesso em diversas partes do corpo. Baseia-se na introdução de cânulas associadas a um mecanismo de sucção, capaz de retirar a gordura sem lesar outras estruturas, como vasos e nervos. Os termos lipo light e smart lipo são utilizados para designar pequenas lipoaspirações realizadas com anestesia local, no entanto baseiam-se e devem ter os mesmos cuidados operatórios que a lipoaspiração convencional.

      Por que se fala tanto do “perigo da lipo”? Ela é segura?

      A lipoaspiração é um procedimento muito seguro. É um procedimento que é realizado em pessoas com bom estado de saúde, que procuram retirar aquela gordurinha indesejada. No entanto, todo procedimento cirúrgico não está isento de complicações e por isso o paciente deve buscar realizar o tratamento com profissional especializado( Cirurgião Plástico), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso deve saber onde irá realizar a sua cirurgia, lembrando que a diferença entre um hospital reconhecido e uma clínica inadequada pode ser crucial se alguma intercorrência vier ocorrer..

      Quais os cuidados antes da cirurgia?

      Realizar os exames pré operatórios solicitados pelo seu médico, não tomar medicações desconhecidas nos dias que antecedem a cirurgia e parar totalmente com cigarro (no mínimo 15 dias). Realizar jejum de 8 horas. Deve comparecer ao hospital uma hora antes do procedimento, com acompanhante maior de idade.

      Qual o tipo de anestesia?

      Geralmente realizada com bloqueio peridural ou anestesia geral. Em ambos casos a paciente encontra-se sob sedação, como se estivesse dormindo, sem nada lembrar no pós operatório. Em casos de pouca quantidade de gordura, pode-se utilizar anestesia local.

      Como é a recuperação?

      O processo de recuperação depende da extensão (quantidade de gordura) da cirurgia. A recuperação é gradual, com repouso no primeiro dia e com inicio das atividades conforme cada caso e aceitação do paciente. Em 7-15 dias paciente pode voltar ao trabalho e reiniciar atividades físicas em 30 dias. O paciente deve utilizar malha (modelador corporal) indicada por 30 dias após a cirurgia.

  • Lipoescultura

    • O que é lipoescultura?

      O termo significa esculpir o contorno corporal através de lipoaspiração em alguns locais e reposicionamento da gordura através de enxertos em outros locais, como região glútea, regiões com depressões, cicatrizes, etc.

      Quais os cuidados pré e pós operatórios?

      Os cuidados pré operatórios e pós operatórios são os mesmos da lipoaspiração.

  • Mamoplastia de aumento

    • Onde localizam-se as cicatrizes desta cirurgia?

      A posição depende da técnica utilizada. Podem localizar-se no sulco submamário (embaixo da mama), na região da aréola ou na axila.

      Quais são os cuidados antes da cirurgia?

      A paciente deve realizar os exames pré operatórios que forem pedidos. Comparecer ao hospital com 1 hora de antecedência, em jejum de 8h, na presença de um familiar. Será orientada pelo médico a trazer um sutiã especial, com abertura na parte da frente.

      Qual o tipo de anestesia?

      Geralmente utilizam-se anestesia local com sedação, bloqueio peridural com sedação, ou anestesia geral. Em todos casos a paciente estará sedada, como se estivesse dormindo e sem lembranças do ato cirúrgico.

      Quais os cuidados pós operatórios?

      Cuidar para não forçar a região peitoral e não fazer esforços com os membros superiores. Utilizar o sutiã modelador por 30 dias. O retorno das atividades é gradual e depende de cada pessoa. Exercícios físicos com membros inferiores podem ser iniciados em 10-15dias, enquanto com membros superiores (musculação, natação,..)devem ser iniciados no mínimo após 30 dias.

      Silicone causa danos a saúde, como câncer ou doenças reumáticas?

      Diversos estudos populacionais foram realizados no mundo, principalmente nos Estados Unidos, demonstrando não existir relação do silicone com câncer de mama ou outras doenças. Há alguns anos ocorreram diversos processos médicos nos EUA, principalmente por roptura das próteses de silicone. Mesmo nestas pacientes, nunca encontrou-se prova de que tiveram realmente algum problema de saúde relacionado ao implante mamário.

      Como posso saber qual o tamanho ideal de implante para o meu caso?

      O tamanho adequado vai depender do tamanho que já se tem de mama, da altura e do peso da paciente, e do desejo que a paciente tem. Durante a consulta com o seu cirurgião ele fará os exames necessários e conversará com a paciente. Existem algumas medidas que podem ser utilizadas, mas não há “fórmula mágica”, e sim, uma boa conversa com seu médico para chegar no melhor volume para cada paciente.

      Onde é colocado o implante?

      O implante mamário pode ser colocado abaixo do músculo peitoral (submuscular) ou acima do músculo peitoral (subglandular). Ambas posições têm vantagens e desvantagens, dependendo do corpo da paciente, do tipo de implante e da preferência de cada cirurgião.

      O que é a “contratura capsular”?

      Quando nosso corpo percebe que existe um material que não pertence a ele, uma espécie de cápsula é formada ao redor do implante(é uma reação normal). Com o tempo esta cápsula pode endurecer, deixando a mama mais dura. Dependendo do grau de contratura desta cápsula a prótese deve ser retirada pela mesma incisão, trocando-se por outro implante. Esta complicação era bem mais comum no passado, se tronando mais rara graças a qualidade dos implantes atuais.

  • Mamoplastia redutora

    • O que é?

      Procedimento cirúrgico que visa a diminuição do volume mamário através do remodelamento dos tecidos.

      Quais os cuidados pré operatórios?

      Conversar detalhadamente com seu médico a respeito das expectativas desejadas, quanto ao tamanho da mama desejada e cicatrizes. Realizar exames pré operatórios, conforme solicitação do cirurgião e apresentar-se no hospital com 1 hora de antecedência, em jejum de 8 horas e com acompanhante maior de idade.

      Como é a anestesia para cirurgia de mamas?

      Realizada através de bloqueio peridural com sedação ou anestesia geral.

      Como é o aspecto da cicatriz?

      A cicatriz resultante depende do tamanho da mama da paciente e da técnica utilizada. Em geral o aspecto é de um “T” de cabeça para baixo ou uma linha de cima para baixo. O aspecto da cicatriz deve ser bem discutido com seu médico.

      Como é o pós operatório? Terei dor no pós operatório?

      A paciente deve utilizar um sutiã especial, com abertura pela frente, por 1 mês. O esforço físico deve ser evitado e o inicio das atividades devem ser graduais e combinadas com seu médico. Em geral na primeira semana os movimentos dos membros superiores estão mais restritos e deve ser evitado principalmente esforços como levantar peso. Este procedimento não costuma causar dor importante no pós operatório se a paciente utilizar o sutiã modelador, cuidar com os esforços físicos e utilizar a medicação prescrita.

  • Mastopexia

    • Descrição
  • Mini-abdominoplastia

    • Descrição
  • Otoplastia

    • Qual o objetivo da cirurgia? Quando deve ser realizada?

      A orelha de abano é um problema congênito que causa muitos transtornos para o paciente. Comentários e apelidos causam grande repercussão na auto estima da pessoa. A cirurgia visa reposicionar as orelhas mais perto da cabeça, condição mais próximo da normalidade, podendo melhorar a qualidade de vida da pessoa.

      Qual o tipo de anestesia?

      Realizamos esta cirurgia com anestesia local para pessoas adultas e geral no caso de crianças.

      Com que idade o paciente deve se submeter a otoplastia?

      Ela deve ser realizada quando esta condição for algo que prejudique sua autoestima. Recomenda-se que a cirurgia na criança seja feita um pouco antes da entrada na fase escolar (7 anos), época em que apelidos indesejáveis são criados pelos colegas de escola.

      Como é a recuperação?

      Nos primeiros dias o paciente usa uma faixa na região das orelhas. A região fica em geral bem inchada e com equimoses (roxos). Com o passar dos dias a região vai melhorando o aspecto até atingir o resultado esperado. A dor pós operatória é controlada com alguns analgésicos que são prescritos pela equipe médica.

  • Plástica pós emagrecimento

    • Quais as cirurgias indicadas para quem perdeu peso e está com sobras de pele?

      Entre os procedimentos mais requisitados estão a abdominoplastia (plástica do abdome), a mastopexia com prótese (elevação das mamas com auxílio de prótese de silicone), a braqueoplastia (plástica do braço) e a cruroplastia (plástica da coxa).

      As cirurgias devem ser feitas todas em um só tempo ou divididas em vários procedimentos?

      Depende de quais procedimentos são necessários. Em alguns casos podem ser associados 2 ou 3 procedimentos, conforme a área e o tempo que será gasto na cirurgia. Cirurgias muito longas podem aumentar o risco para o paciente e não são recomendadas.

      Quais os cuidados que devem ter os pacientes previamente submetidos a cirurgia bariátrica (redução do estômago)?

      Estes pacientes devem estar com a função nutricional equilibrada, para que o processo de cicatrização ocorra de forma adequada após o procedimento.

      Quais as diferenças da abdominoplastia convencional para aquela realizada em quem perdeu grande quantidade de peso?

      Em situações de perda de peso extensa as cicatrizes costumam ser maiores, necessitando em algumas situações uma cicatriz em âncora, ou seja, com uma linha vertical no abdome associada à cicatriz tradicional.

  • Preenchimento facial

    • Descrição
  • Prótese de coxa

    • Descrição
  • Prótese de panturrilha

    • Quando é indicada?

      Para pessoas incomodadas com as pernas, principalmente com a largura na região da panturrilha (batata da perna) e canela.

      Como é realizada a cirurgia? Que tipo de anestesia é utilizada?

      O procedimento é realizado em hospital, em regime ambulatorial, ou seja, a paciente tem alta no mesmo dia ou na manhã do dia posterior a da cirurgia. A paciente é submetida a sedação (fica dormindo a cirurgia inteira) e uma anestesia peridural. A incisão fica localizada atrás do joelho , escondida na dobra da perna.

      Quanto tempo de recuperação? Quando posso voltar a trabalhar?

      O paciente é estimulado a caminhar normalmente no pós operatório, mas evitando esforços. Em geral usamos uma curativo sobre a incisão por 15 dias.Pacientes do sexo feminino podem se beneficiar do uso de salto alto. O retorno ao trabalho depende da atividade da paciente, mas a maioria retorna em torno de uma semana.

      Como decidir o volume da prótese de panturrilha?

      O volume depende de avaliarmos as medidas da perna, altura da paciente e objetivo da mesma com a cirurgia. Em geral os volumes de 140 e 180 ml são as mais utilizadas.

  • Prótese peitoral

    • Descrição
  • Rinoplastia

    • Como saber se devo realizar a cirurgia?

      Antes de uma cirurgia de nariz é importante que o médico entenda o que incomoda o paciente e que possam chegar juntos a o que precisa ser feito para que o resultado esperado seja alcançado. Importante também será avaliar a parte funcional, ou seja, a função respiratória, buscando encontrar fatores que possam e devem ser corrigidos na cirurgia, como desvio de septo, alteração na função das válvulas nasais, etc.

      Quais os cuidados pós operatórios?

      Realizar os exames solicitados conforme cada caso (hemograma, Radiografias, tomografia). No dia da cirurgia comparecer ao hospital com 1 hora de antecedência, em jejum de 8h e trazer um acompanhante maior de 18 anos.

      Como é a anestesia?

      Realizamos cirurgia de nariz sempre com anestesia geral.

      Como é o pós operatório?

      Nos dias subseqüentes é comum que o paciente apresente equimoses (roxos) na região, além da região nasal ficar bem edemaciada. Nesta fase é importante que a paciente cuide para não pegar sol.Será utilizada uma placa sobre a região do nariz por 7 dias, chamada de Aquaplast, que serve para imobilizar a região e diminuir o inchaço. Quanto ao edema é sempre importante saber que ele demora para voltar ao normal. Em 2 meses 75% do edema terá desaparecido, mas o resultado final só poderá ser vizualizado em 6 meses ou até mais em alguns casos.

      Terei dor no pós operatório?

      Geralmente não, se forem tomados os cuidados de repouso e uso das medicações prescritas pelo médico.

      A cirurgia de nariz deixa cicatriz?

      As cicatrizes utilizadas passam desapercebidas pois localizam-se ou por dentro do nariz ou na região da columela (local entre a ponta do nariz e o lábio) , ficando de boa qualidade.

      É comum homens realizarem esta cirurgia? Qual a diferença da cirurgia do nariz em homens?

      Sim, é comum. No caso dos homens a cirurgia visa melhorar o aspecto estético com o cuidado para manter o aspecto natural e masculino do nariz, respeitando ângulos naturais, que são diferentes dos da mulher.

  • Ritidoplastia

    • Qual o objetivo deste procedimento? É possível ficar sem aquele aspecto da “pessoa que fez plástica”?

      A cirurgia do rejuvenescimento facial busca trazer para a paciente uma face mais bonita e com aspecto de descançada, atenuando os sinais causados pelo envelhecimento. O resultado adequado visa trazer a paciente uma melhor satisfação com sua aparência sem apresentar aquele aspecto de “rosto operado”. Com os avanços nas técnicas, hoje é possível fazer a cirurgia com auxílio da videoendoscopia, realizando um procedimento com cicatrizes reduzidas e um aspecto final mais natural.

      Quais os cuidados antes da cirurgia?

      A paciente deve apresentar ao médico os exames solicitados. No dia da cirurgia deve comparecer ao hospital com 1 hora de antecedência, em jejum de 8 horas, com acompanhante maior de 18 anos.

      Fumantes podem realizar esta cirurgia?

      Sim, mas com restrições.Em pessoas que fumam os riscos de complicações aumentam bastante. Portanto, recomendamos que a paciente esteja no mínimo 30 dias sem fumar para realizar este procedimento.

      Como é o pós operatório?

      Nos primeiros dias a paciente pode perceber equimoses (roxos) ao redor dos olhos e próximo as orelhas. Nesta época é importante o cuidado de não se expor ao sol. Com a evolução da recuperação estas manchas vão desaparecendo e o resultado estético vai ficando mais evidente. As atividades diárias vão sendo retomadas gradativamente, evitando apenas grandes esforços e exercícios físicos nos primeiros dias.

  • Toxina botulínica

    • Descrição

Escrito por

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.

Comentários fechados.